Apoio: Humanittare - Consultoria que administra o benefício em nossa empresa

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DÚVIDAS MAIS FREQUENTES

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DÚVIDAS GERAIS

 

Existem procedimentos que não estão cobertos pelo plano de saúde?

Todos os procedimentos estabelecidos pela ANS Agência Nacional de Saúde como não obrigatórios, conforme abaixo:

 

  • Procedimentos para fins estéticos, sem caráter funcional, exceto mamoplastia restauradora em casos de câncer.

  • Medicamentos e tratamentos domiciliares.

  • Tratamentos ilícitos e antiéticos.

  • Cataclismas, guerras e comoções internas.

  • Tratamento clínico ou cirúrgico experimental.

  • Tratamento de rejuvenescimento.

  • Medicamentos sem registro na ANVISA.

  • Cirurgia refrativa abaixo de 5 graus.

  • Próteses e órteses não ligadas ao ato cirúrgico.

 

Consulte a lista completa aqui.

 

​O que o funcionário deverá fazer quando houver alguma mudança no grupo familiar por motivos de casamento, nascimento de filhos ou separação?

Se houver interesse em incluir o dependente, o funcionário deverá informar o RH e apresentar um documento que comprove o ocorrido (casamento, nascimento de filhos) até 30 dias da data do evento, para que haja tempo hábil para os ajustes necessários. Se este prazo for ultrapassado a inclusão do novo dependente no convênio não será mais possível, sendo este incluído com carências contratuais.

O que é Hospital DIA?

​O Hospital-Dia apresenta-se como modalidade assistencial para pacientes que precisam se submeter a procedimentos cirúrgicos sem, entretanto, necessidade de pernoitar no hospital. A internação de no máximo 12 horas e a alta hospitalar se dão no mesmo dia do procedimento. Não dá atendimento para Pronto Socorro.

Como devo proceder em caso de internações programadas?

Verifique diretamente com o seu médico e com o hospital.

Como faço para realizar exames?

Verifique se existe necessidade de autorização ou não.

Algumas dicas para utilizar melhor o seu plano de saúde:

  • Consulte previamente se o prestador é referenciado para seu produto, plano e para o procedimento;

  • Compareça ao local na hora marcada portando o cartão de identificação e documento pessoal

  • A cobrança do atendimento será feita diretamente à seguradora. Evite assinar guias em branco.

  • Dê preferência por consultas eletivas em consultórios para acompanhamento efetivo. Consulta em Pronto socorro soluciona pontualmente o problema pois não há tempo para conhecer a história clínica do paciente.

  • Em hipótese algum empreste seu cartão a um amigo ou parentes.

DÚVIDAS CNU

Estou fazendo um tratamento médico simples, como deve proceder na CNU?

Pergunte ao seu médico se ele é credenciado para atender o seu plano na CNU, caso positivo, é só dar sequência ao atendimento em sua próxima consulta. Caso o profissional não seja credenciado da CNU, será necessário buscar um profissional credenciado para continuidade do tratamento. Nesse caso peça um relatório médico para que você apresente na consulta com o novo profissional, assim ele terá um parecer do seu diagnóstico e o tratamento que estava sendo realizado.

​Tenho um procedimento cirúrgico para ser realizado. O que fazer?

​Pergunte ao seu médico se ele é credenciado para atender o seu plano na CNU, caso positivo, será necessário alterar a guia médica. Caso o profissional não seja credenciado, encaminhe um e-mail para o RH, para que possamos auxilia-lo e orienta-lo como deverá fazer. Nesse caso peça um relatório médico para que você apresente na consulta com o novo profissional, assim ele terá um parecer do seu diagnóstico para a indicação da cirurgia e leve os exames realizados, assim que indicarmos um profissional credenciado.​

Canal do Beneficiário CNU

É um canal disponível no site da Central Nacional Unimed, reúne todas as informações que você necessita saber sobre o seu plano de saúde. Para acessar, clique aqui. Insira seu usuário e senha (caso seja seu primeiro acesso, clique em "faça seu cadastro aqui".

Alguns dos serviços disponíveis no canal:

  • Guia Médico Eletrônico

  • Extrato de Utilização

  • Cadastro de dados para contato

  • Demonstrativo de valores pagos para declaração de imposto de renda

DÚVIDAS NOTREDAME INTERMÉDICA

 

Como acessar a rede credenciada pelo site da NotreDame Intermédica?

  1. Acessar o site: www.gndi.com.br e Clicar em Rede Assistencial

  2. Faça a seleção dos campos conforme indicado abaixo:

    • Rede Médica

    • Selecione o seu Plano;

    • Tipo de Atendimento (selecione entre Pronto Socorro / Pronto Atendimento, Maternidades, Hospitais – Internação, Consultas, Exames / Procedimentos, Avaliação Técnica, Urgência em Trânsito).

    • Especialidade

    • UF

    • Cidade

  3. Veja os resultados da sua busca em tela.

​Como solicitar autorização prévia de procedimentos pelo site da NotreDame Intermédica?
Quais eventos necessitam de autorização prévia?

Os principais são:

  • Ressonância,

  • Densitometria,

  • Ultrassons com Doppler,

  • Ecodoppler,

  • Litotripsia,

  • Testes alérgicos,

  • Tomografia Computadorizada,

  • Polissonográfia,

  • Exames especiais em otorrinolaringologia,

  • Exames especiais em Oftalmologia,

  • Cintilografia.

  • Internações

  • Remoções

Exames simples como hemograma (exame de sangue), radiológicos simples, Ultrassons sem Doppler, TCH e Urina I não precisam de guia prévia. Basta dirigir-se ao local de realização do exame e apresentar o pedido médico carimbado, datado e assinado pelo médico solicitante.

 

Importante! Ligue com antecedência ao local onde escolheu fazer seu exame para verificar se é necessário o agendamento.

Passo a Passo para solicitação de autorização de procedimentos via portal GNDI.

  • Ao acessar o portal clique no link ‘Envio de Documentos Médicos’

  • Na tela seguinte escolha o beneficiário que realizará o procedimento

  • Preencher os dados de contato, e-mail e telefone são muito importantes:

  • Na próxima tela escolher o tipo de procedimento a ser autorizado

  • Para os casos de Cirurgias Eletivas informar a região, a data programada, o local, e caso tenha alguma informação adicional colocar no campo ‘observação’

  • Para os casos de Exames e Terapias, informar a região, o local onde será realizado e no campo ‘observações’ indicar o prestador de preferência caso tenha algum.

  • Ao finalizar o preenchimento dos dados, o segurado deve anexar os documentos (pedido médico, relatório médico e demais

  • documentos) e finalizar o processo, isso irá gerar um número de protocolo que será utilizado para acompanhar a análise.

  • O prazo médio de análise é de 10 a 15 dias úteis para todos os procedimentos que necessitarem de autorização, como Cirurgias

  • e Internações.

Como e quais serviços posso acessar em minha Área do Beneficiário no Portal GNDI?
 

O beneficiário, ao acessar a área exclusiva através do botão "Área do Beneficiário", terá acesso a diversas informações relacionadas ao seu plano, como Pesquisa de Rede de Atendimento, Agendamento de Consultas Médicas, Solicitação de Autorizações Prévias para Consultas, Procedimentos e Cirurgias, Glossário de Termos Médicos, Solicitação de 2ª Via da Mensalidade, entre outros.

Qual login e senha utilizo para acessar minha Área do Beneficiário no Portal GNDI?

O login de acesso é o número de sua carteirinha. Para obter a senha no momento do primeiro acesso, deve-se preencher o pré-cadastro e a senha será enviada para o e-mail incluído neste pré-cadastro.

Quais serviços posso acessar em minha Área do Beneficiário no Portal GNDI?

Na Área do Beneficiário, você terá acesso a diversas informações sobre seu plano, além de serviços de autoatendimento, tais como:

  • Solicitação e Acompanhamento de Reembolso Online - Solicite e acompanhe através do Portal o seu reembolso;

  • Envio de Documentos de Autorizações e Reembolso - Canal para envio de documentos para autorizações e reembolso, de forma identificada e devidamente direcionada para as áreas internas que realizam o atendimento e operação de suas solicitações.

  • Acompanhamento de Autorizações Prévias - Permite ao beneficiário a solicitação e pesquisa de autorizações prévias para exames e cirurgias programadas;

  • Consulta de Rede Referenciada - Locais (clínicas e hospitais) e profissionais próprios ou credenciados ao Grupo NotreDame Intermédica para atendimento de consultas, exames e urgências;

  • Informações dos Planos e Benefícios Contratados - Consulta de dados gerais sobre o seu plano, consulta de carências e benefícios contratados do seu plano.

  • Informe para Imposto de Renda - Informações de pagamentos efetuados durante o ano, referente ao reembolso de despesas médicas e hospitalares;

  • Relatórios de Utilização e Coparticipação - Para visualizar o extrato com detalhamento da cobrança de utilização e coparticipação.

 

E se eu esquecer a carteirinha, o que posso apresentar para não perder minha consulta ou outro atendimento?
Basta baixar o aplicativo NotreDame Intermédica ou Interodonto em seu smartphone através do Google Play ou Apple Store. Neles você pode acessar sua carteirinha virtual e apresentá-la juntamente com um documento com foto para atendimento em toda a rede coberta pelo seu plano.

Quais outros serviços e procedimentos posso utilizar pelo aplicativo de celular (APP)?

Você pode ter acesso aos seguintes procedimentos através do seu celular:

  • Carteirinha virtual com informações do seu plano e carências;

  • Agendamento de consultas médicas;

  • Consulta à Rede de Atendimento (hospitais, clínicas, prontos-socorros, laboratórios e outros) por localidade ou nome, incluindo visualizações em mapas;

  • Fale Conosco para enviar sugestões, reclamações, dúvidas, solicitações, elogios e informações gerais;

  • Telefones Úteis da nossa Central de Atendimento. E outros serviços de acordo com o seu plano e interesse.

DÚVIDAS ODONTOPREV

O que eu preciso para acessar o portal OdontoPrev pela primeira vez?

Na área não logada você precisa ir em Acessar minha conta, e ir em Clique aqui e cadastre-se, no final da mensagem. Basta preencher as seguintes informações: cpf ou carteirinha, data de nascimento, e-mail, telefone e senha.

Quais os documentos necessários para eu fazer a minha primeira consulta?

Para primeira consulta o dentista irá exigir apenas o número da carteirinha da OdontoPrev e um documento com foto.

Como consultar a minha cobertura?

Ao logar no portal existem duas opções para chegar na cobertura do plano, clicando no card ao final da página ou acessando a aba suspensa do menu chamada Meu plano. Nesta opção é possível encontrar a cobertura completa do seu plano ou pesquisar por evento/procedimento para descobrir se o mesmo está incluído no plano.

Onde eu encontro as informações dos dependentes do meu plano?

Ao logar no portal existem duas opções para chegar na cobertura do plano, clicando no card ao final da página ou acessando a aba suspensa do menu chamada Meu plano. 

O que é a carteirinha digital?

 

A carteirinha digital apresenta as mesmas informações da carteirinha física, porém fica disponível no nosso portal (Na aba Meu plano) e aplicativo (na tela inicial). A carteirinha digital também pode ser solicitada no chat online.

 

A iniciativa de fornecer apenas a carteirinha digital se deve à preocupação não só com o meio ambiente, mas também com a praticidade para o beneficiário, que não precisa mais se preocupar em carregar a carteirinha.

Porque tenho que fazer radiografia inicial e final?

A Odontoprev preza pela qualidade dos tratamentos realizados em nossa rede credenciada e para isso contamos com um departamento com profissionais especialistas que avaliam todos os tratamentos realizados através de imagens realizadas, assim trazendo mais segurança e credibilidade aos nossos beneficiários. Além disso, temos uma variedade de procedimentos que poderão ser diagnosticados ou comprovados por fotos , além da radiografia.

Soube que se submeter à radiologia corro o risco de adquirir câncer, é verdade?

Não, a exposição do beneficiário às radiografias não traz riscos à saúde. Lembrando ainda que os consultórios dispõem de aventais de proteção contra a radiação.

Me submetendo ao raio X corro algum risco de saúde?

Não, a exposição do beneficiário às radiografias não traz riscos à saúde. Lembrando ainda que os consultórios dispõem de aventais de proteção contra a radiação.

Estou gestante e meu dentista está solicitando radiografias, eu posso fazer?

 

Para se isentar da apresentação de radiografias comprobatórias, a beneficiária gestante deverá solicitar que seu obstetra emita uma “declaração” atestando a gravidez, e deverá entregá-la ao Dentista para que o profissional a anexe na ficha de pagamento.  Desta forma a beneficiária não precisará de comprovação radiográfica inicial e final.  Essa regra é válida somente para procedimentos de Dentística (restaurações) e Periodontia (limpeza).  

 

Emergência: A beneficiária também estará isenta da realização de radiografias para o atendimento emergência, para tanto, a clínica deve ser orientada a mencionar no campo de observação da ficha que a associada está gestante. Não é preciso apresentar o laudo do obstetra, caso a beneficiário não o possua.

 

Ortodontia: O Dentista deve enviar um laudo do obstetra com a idade gestacional em que a beneficiária se encontra, este deve ser em receituário próprio com assinatura, CRM e carimbo do médico e uma declaração de ciência escrita e assinada pela beneficiária declarando que foi devidamente orientada sobre os riscos do tratamento ortodôntico durante a gestação, incluindo o risco aumentado de periodontite e perdas ósseas. Enviar também fotos intra e extrabucais, oclusais atuais + modelos ortodônticos.

 

Restrição: Endodontia: O tratamento de canal em associada gestante só pode ser realizado e pago ao dentista mediante a apresentação do raio x inicial e final. Desta forma, o dentista poderá fazer a abertura do canal, aplicar um medicamento e colocar um curativo, o dente ficará aberto até passar o primeiro trimestre de gravidez. Depois isso já será possível fazer o RX.

Estou com problema de saúde e não posso me submeter ao raio X, como proceder?

Deve ser levado ao seu dentista um laudo/receituário do seu médico atestando a sua impossibilidade de ser submetido a tomadas radiográficas, seu dentista comunicará a OdontoPrev.

Realizei o tratamento odontológico com um dentista particular, como faço para solicitar o reembolso?

Primeiro é necessário se certificar que seu plano disponibiliza cobertura para reembolso. Confirmada a cobertura, acessando nosso APP você consegue tirar foto e nos enviar o processo de reembolso (formulário, radiografia e recibo). As fotos enviadas servem para darmos andamento ao processo de reembolso, porém, o recibo/nota fiscal de pagamento deve ser enviado a via original posteriormente. Caso o recibo de pagamento não seja enviado posteriormente o próximo reembolso será bloqueado até a regularização.

Quem pode ser incluído no plano odontológico da Odontoprev?
O colaborador (titular), conjuge, companheiro (a), filhos solteiros com até 21 anos ou 24 anos de idade, se comprovadamente universitários e sem rendimentos. Todo grupo familiar deve permanecer no mesmo plano.

 

Posso mudar de plano?
Você pode fazer upgrade (aumentar a cobertura do plano) e downgrade (reduzir a cobertura do plano) no aniversário do contrato.