Apoio: Humanittare - Consultoria que administra o benefício em nossa empresa

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DICAS DE UTILIZAÇÃO

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Atendimento

  • Para o atendimento, apresente sua carteira do plano e seu documento de identidade;

  • Somente assine uma guia de consulta no ato da consulta;

  • Jamais assine uma guia em branco;

  • Nunca empreste sua documentação e carteirinha para outra pessoa.

Consulta de Rotina

  • Procure sempre um médico em consultório para acompanhamento de forma mais completa e preventiva.

  • A consulta médica é feita com a intenção de realizar o melhor diagnóstico.

  • Para tornar esse processo mais preciso, fale com clareza todos os seus sintomas, tenha em mãos exames, procedimentos realizados anteriormente, receitas médicas anteriores e a lista de medicamentos em uso. Isso permite ao médico examiná-lo de forma mais completa, analisando o seu histórico.

  • Além disso, leve ao consultório médico somente as pessoas que serão atendidas, e se necessário, o seu cuidador/responsável. Assim, você evita exposição desnecessária a outras doenças.

Pronto-Socorro

  • O pronto-socorro é destinado aos atendimentos de urgência e emergência e deve ser utilizado somente para esse tipo de situação.

  • O médico que o acompanha deve ser a primeira pessoa a ser informada sobre o que acontece com sua saúde.

  • O pronto-socorro não deve ser utilizado para a realização de tratamentos, muito menos na atuação preventiva. Ele deve ser utilizado em reais situações de urgência ou emergência, pois tem objetivo de tirá-lo da situação de risco à sua saúde.

  • O uso do pronto atendimento, como alternativa ao agendamento de consultas eletivas não é o procedimento médico mais indicado, pois além de ser mais caro para a operadora e, consequentemente para o usuário, também sobrecarrega a área de emergência, dificulta a execução da sua verdadeira finalidade e gera insatisfação dos clientes que realmente necessitam. A espera por um atendimento nesse ambiente pode expor você e seus dependentes a doenças típicas de ambientes hospitalares.

Exames Clínicos

  • O exame clínico é realizado por profissionais de saúde com o objetivo de diagnosticar ou afastar a possibilidade de uma doença ou qualquer anormalidade, para possíveis intervenções e prevenção do agravamento do seu estado de saúde.

  • Realizado durante uma consulta, o exame físico pode utilizar aparelhos como estetoscópio e termômetro, entre outros, para melhor avaliar um órgão ou sistema na busca de mudanças anatômicas ou funcionais (alterações no corpo ou no funcionamento de algum órgão) que são resultantes da doença. Além disso, serve para a confirmação do bom funcionamento do organismo.

  • Um bom exame clínico pode dispensar outros exames complementares, conforme critério do profissional médico.

  • Converse com seu médico, se ele não solicitar exames complementares ou você tiver dúvidas sobre determinados procedimentos.

  • Para os beneficiários do Grupo NotreDame Intermédica, dirigir-se ao local apenas com o pedido médico (os exames de Hemograma, Exames Radiológicos Simples, Ultrasson sem Doppler, TCH e Urina I não necessitam de autorização).

 

Exames Complementares

  • Feitos em clínicas e laboratórios, os exames complementares são aqueles solicitados pelo médico para confirmar uma hipótese diagnóstica, bem como para acompanhar um tratamento que vem sendo realizado.

  • Desta forma, cabe ao médico verificar o quanto antes o resultado para interpretá-los, sempre baseado no histórico do paciente.

  • Ao realizar exames, retire-os no prazo estipulado e leve-os ao seu médico para a continuidade de seu tratamento. Quanto mais tempo transcorrer entre a data do exame e o retorno à consulta, menos precisa será a avaliação médica.

  • Os exames realizados em pronto-socorro e durante uma internação hospitalar também são seus, portanto, você deve retirá-los ao final do atendimento, antes de deixar o pronto-socorro ou hospital.

  • Estes exames fazem parte de seu histórico de saúde e devem ser levados ao seu médico, que dará continuidade ao tratamento.

Exames especiais (ex.: tomografia)

  • Autorização pelo Portal GNDI efetuada pelo serviço do prestador (os exames de Ressonância, Densitometria, Ultrassons com Doppler, Ecodoppler, Litotripsia, Testes alérgicos, Tomografia Computadorizada, Polissonográfia, Exames especiais em otorrinolaringologia, Exames especiais em Oftalmologia, Cintilografia necessitam de autorização).

Importante:

O pedido médico possui validade de 90 dias para utilização. Não saia do consultório sem entender o que o médico solicitou na guia, que precisa estar legível.

Internações eletivas:

São cirurgias marcadas com antecedência pelo seu médico. Ele é o responsável por fazer o pedido de internação do cliente, diretamente pelo site.

Para os beneficiários do Grupo NotreDame Intermédica: conheça as especialidades que têm obrigatoriedade em passar pelo clínico geral:

Especialidades como Ginecologia, Endocrinologia, Cardiologia, Ortopedia Geral* não é necessário encaminhamento médico para agendar consulta. As especialidades que exigem encaminhamento são Fonoaudiologia, Psicologia e Psiquiatra, a especialidade de Nutrição é fornecida através do programa da GNDI de Medicina Preventiva.

* Para necessidades de Ortopedia Especialista (ex.: mãos, joelho, casos de cirurgias) é necessário o encaminhamento do Ortopedista Geral.